Muita coisa muda com a chegada do novo membro da família. Um bebê traz novas responsabilidades, preocupações e principalmente novos hábitos.
Para crescer bem e saudável, ele tem que se alimentar bem e ter um sono de qualidade. Este último acaba algumas veze se tornando um pesadelo para os pais.
Assim, vamos falar um pouco sobre o sono dos bebês.
Até os seis meses, eles terão muito sono. Podendo tirar vários cochilos durante o dia. Geralmente após mamar. E esses sonos não tem horários certos e nem duração certa, na maioria das vezes. Varia de bebê para bebê. Isso cansa muito os pais, não é? Esse período dos 4 aos 6 meses os pais costumam reclamar muito do sono e choro a noite. Isso porque começam as cólicas intestinais dos bebês, geralmente. Mas isso discutiremos em outro momento.
A boa notícia, é que após os seis meses o sono tende a melhorar. Como o bebê se desenvolve mais, começa a interagir com o ambiente e ter noção da realidade que o cerca, ele fica estimulado com toda a novidade. Assim, tende a preferir interagir com o ambiente em sua volta do que dormir. Desse modo, os cochilos do dia se reduzem, geralmente ficando dois mais longos, um pela manhã e outro no período da tarde.
O tempo desses dois sonos diurnos varia entre os bebês, podendo ser maior na manhã ou a tarde. Não se preocupem, mamães. Isso quem decide é o próprio organismo do seu bebê. E lembrem de não comparar os hábitos dele com o de outros!
Após os dez meses, o bebê se desenvolve mais e se torna mais ativo. Isso faz, novamente, com que ele interaja mais com o ambiente e fique mais estimulado ainda! E assim reduz o tempo de sono de um dos cochilos (o que durar menos, geralmente). De novo, qual cochilo ele vai preferir “pular” é ele quem decide. Vocês, papais e mamães, irão ajudar nos hábitos dele.
Lembrem sempre de deixar o seu bebê calmo antes dos sonos diurnos, para que esse cochilo seja tranquilo. Evitem estímulos logo antes do bebê cochilar e, quando maiores, evitem filmes assustadores, música alta ou muito agitada, brincadeiras muito estimulantes e até circunstâncias que o assuste ou desperte medo. Isso para não causar um sono agitado ou até mesmo pesadelos!
Uma técnica defendida por alguns educadores é a do Choro controlado. Ela é usada a partir dos seis meses e consiste em os pais colocarem o bebê no berço ou cama dele para dormir (lembrem que ele precisa saber que tem o próprio quarto), beijam ou abraçam e dizem que é hora de dormir. Após sair, se o bebê começar a chorar, espere cinco minutos, entre, diga que está tudo bem (sem ele te ver), coloque gentilmente a mão no ombro e diga que é hora de dormir. Após tranquiliza-lo, saia do quarto. Caso ele volte a chorar, espere dez minutos. Se não parar, repita o processo. Caso volte o choro, espere vinte minutos e repita o processo. Esta técnica se mostra eficaz e melhora o sono do bebê em 3 a 5 dias.
Cada mãe e cada pai deve conhecer os hábitos do seu bebê e saber como acalmá-lo e ajuda-lo no seu crescimento e desenvolvimento, respeitando a adaptação do seu organismo aos novos estímulos. Os pais devem saber que, quando o bebê cresce, ele recebe várias informações novas! E cada um tem seu tempo para entender o novo mundo e se acostumar a ele. E não é diferente com o sono.
Assim, tenha paciência com seu bebê e tente entender seus hábitos. Isso facilita a vida dele e também a sua!