Esta é uma pergunta que você provavelmente tem desde a primeira vez que você ouviu bater o coração do seu bebê. A verdade é que a frequência cardíaca fetal varia durante as fases da gravidez.
Com cerca de 5 semanas de gestação, o coração do seu bebê começa a bater. Nesta fase, a frequência cardíaca fetal normal é um pouco maior que a da mãe: cerca de 100 batimentos por minuto (bpm). A partir deste ponto, a frequência vai aumentar cerca de 3 batimentos por minuto por dia durante esse primeiro mês. Isto é tão preciso que o seu médico poderia usar a freqüência cardíaca para ajudar a determinar a idade gestacional do seu bebê. Até o início da 9ª semana de gravidez, a frequência cardíaca fetal normal é uma média de 175 BPM. Neste ponto, começa uma rápida desaceleração da freqüência cardíaca fetal passando para cerca de 110-160 bpm na metade da gestação. Há também uma lenta desaceleração da frequência cardíaca fetal nas últimas dez semanas de gravidez. É importante salientar que a frequência cardíaca de um bebê normal irá variar naturalmente, assim como nossa freqüência cardíaca faz. Dormir, movimento e outras atividades podem causar uma variação normal um pouco acima ou um pouco abaixo da frequência esperada. Oriente-se com o seu médico.
Quando podemos escutar o coração do feto?
Podemos escutar com 5 semanas de gestação.
Devemos escutar a partir de 10 semanas de gestação.
Existe ema recomendação para que o tipo de ultrassom usado para escutar o batimento cardíaco seja usado apenas a partir de 10 semanas. Existem tipos diferentes de ultrassom, um gera a imagem outro gera o som. O ultrassom que gera a imagem pode ser usado durante toda a gestação, sem qualquer problema para a gestante ou o feto, mas o ultrassom que gera o som só é recomendado para uso após 10 semanas de gestação.
Tabela de Referência da Frequência Cardíaca Fetal
É possível dizer o sexo do bebê pela frequência cardíaca?
Como diziam os antigos: se a frequência cardíaca do seu bebê for maior que 140 bpm, isso significa que seu bebê é do sexo feminino. Freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm significa que é um menino. É difícil resistir a um teste tão fácil, mas não alimente esperanças pois a frequência cardíaca do seu bebê não tem relação nenhuma com o sexo dele. Este mito não se comprovou em um estudo científico realizado em 2006. Outro estudo realizado na década de 80, onde foram analisados mais de 10.000 bebês demonstrou que não existe relação entre a frequência cardíaca fetal e o sexo do bebê.
By Barra Imagem